Tamanho para um Cartão de Visitas

Este é mais um artigo da série “Meu Cartão de Visita”, que tem por objetivo responder as principais dúvidas para quem deseja fazer um cartão de visita pessoal ou para seu negócio. Hoje quero responder a dúvida sobre o tamanho para um cartão de visitas.

Qual o tamanho para um cartão de visitas?

Como designer profissional já fiz diversos projetos interessantes para clientes e para outras empresas minhas. Trabalhei com tamanhos e formatos bem diferentes e ousados, mas é importante compartilhar que existem tamanhos padrões para criar um cartão de visita.

Tamanho para um Cartão de Visitas Padrão

  • Padrão brasileiro: aqui no Brasil o tamanho padrão para um cartão de visita é 90x50mm.
  • Padrão americano: o tamanho padrão americano para um cartão de visita é 80x50mm.

Interessante: 💡se analisarmos é muito interessante o padrão americano, já que está mais próximo aos tamanhos dos cartões de créditos, assim se encaixam melhor na maioria das carteiras, principalmente as importadas.

Aqui no brasil há gráficas que também trabalham com o padrão americano, mas não é a maioria. O tamanho mais comum para um cartão de visitas aqui no Brasil fica em 88x50m após o corte.

Outros tamanhos legais

Como disse acima, já fiz alguns projetos diferentes para cartões de visita. Darei um exemplo com meu estúdio de fotografia.

Em uma de minhas campanhas, o objetivo era criar materiais gráficos diferentes de meu concorrentes, pois participaria de uma feira do setor que movimentaria mais de 500 clientes potenciais.

  1. Os cartões seriam entregues numa sacola com todos os participantes da feira
  2. Os expositores entregariam também seus cartões às pessoas que visitassem seus estandes.

Pela experiência em anos anteriores, sabia que outros fotógrafos estariam com folders e cartões de visitas padronizados. Então arrisquei e criei um projeto simples para um com um cartão de visita com 80x80mm.

Na prática: apesar de existir um padrão de Tamanho para um Cartão de Visitas,💡pense também se será apenas para reuniões presenciais ou para uma campanha específica. Acredite, faz muita diferença. 😉

Se preocupe com a Sangria

No momento de escolher e criar o tamanho para um cartão de visitas, você precisa levar em consideração também a sangria, o que é isso Willian? É a área de corte que a gráfica utilizar.

Sangria Tamanho cartão visita

Na prática, se você escolher um cartão com o tamanho de 90x50mm, você precisar criar um documento com a sangria de 4mm de cada lado, ficando 98x58mm. A figura abaixo, exemplifica um exemplo de sangria.

Para Concluir

Apesar de ser um guia para te auxiliar sobre Tamanho para um Cartão de Visitas, experimente e crie algo diferente de acordo com o objetivo ou campanha de seu negócio ou cliente!

Espero ter lhe auxiliado! Até a próxima. 😉

  • obrigado pela dica. Nem sabia que existia esse detalhe da sangria!