Repetidor de Sinal WiFi – Aumente seu Sinal Wireless Fácil sem Aumentar seu plano

Você sabe o que é um Repetidor de Sinal Wifi? Como ele funciona na prática, as diferenças para um roteador e quais suas vantagens?

No artigo de hoje quero trazer todas as informações importantes sobre um Repetidor de Sinal Wifi e compartilhar dicas de como aumentar o alcance do sinal de sua casa ou escritório sem precisar contratar um plano adicional de internet, ou seja, economizando uma boa grana mensalmente.

Com o aumento dos dispositivos móveis, ter um sinal de qualidade nos diversos ambientes é primordial, afinal já é realidade que muitos acessos na internet são feitos por dispositivos móveis.

Aqui no Canal do Design mesmo, são 35% dos visitantes que usam Smartphone ou Tablet para navegar.

Importante: Mesmo em pequenas casas, apartamentos ou escritórios, talvez precise amplificar o sinal, pois as paredes e os móveis interferem na qualidade do sinal wifi.

Vale ressaltar também que um repetidor não aumenta a velocidade de conexão de sua internet, apenas o sinal dela.

O que é um repetidor de sinal wifi

O que é um Repetidor de Sinal Wifi?

O primeiro ponto importante é dizer que um repetidor de sinal wifi não substitui um roteador. Você vai precisar de um roteador para configurar o sinal que recebe de internet, para depois usar um repetidor. Geralmente o roteador já vem com o plano contratado de sua operadora.

O repetidor tem a função de clonar os dados recebidos e compartilhados pelo roteador, copiando o usuário e senha que já estão configurados no roteador e amplificá-los.

Com ele você pode estender o sinal de internet e rede sem fio para outros ambientes, tudo isso, usando as mesmas configurações do roteador principal.

Com um Repetidor de Sinal Wifi você não vai precisar fazer uma nova conexão em cada ambiente que estiver, apenas desfrute de um sinal unificado pela casa toda. 😉

Não deixe passar: Sei que hoje todas as operadores já fornecem um roteador sem fio, mas não custa enfatizar que precisa mesmo que seja fio. Se for a cabo, vai precisa de 02 duplicadores. O primeiro para pegar o sinal do roteador e transformar numa rede Wifi e o Segundo para fazer a função de um repetidor de sinal wifi.

As 03 principais vantagens de um repetidor?

Vantagem 01 – Esta é a principal vantagem de obter um repetidor de sinal wifi. Não precisar aumentar seu plano de internet mensal com a operadora. Provavelmente já lhe ofereceram pontos adicionais. Com o repetidor você não precisa gastar mais qualquer centavo.

Vantagem 02 – Amplifica o sinal por diversos ambientes com facilidade, em muitos casos apenas ao apertar o botão WPS. (fique tranquilo(a) que explicarei no decorrer deste artigo)

Vantagem 03 – Imagine que a família seja grande e receba muitos convidados em casa. Todos conectem-se nos diversos ambientes usando o sinal de um mesmo roteador. Alguns roteadores são limitados à quantidade de conexões simultâneas. Os repetidores podem auxiliar nesta tarefa.

Minha dica é pesquisar o melhor preço aqui no Buscapé.

Marcas Repetidor de Sinal WiFi

Qual marca e modelo de repetidor escolher?

Este é um assunto que sempre gera uma discussão, mas para tentar lhe auxiliar, quero compartilhar 02 fatores importantes.

01 – Procure por um repetidor com a mesma marca de seu roteador. Pode parecer uma dica óbvia e sem sentido, mas já quebrei a cabeça querendo conectar um repetidor de sinal WiFi TP Link com um Roteador Cisco. Na verdade a conexão era bem sucedida, mas as configurações eram perdidas por diversas vezes na semana. Quando padronizei as marcas, funcionou 100%.

02 – Sem defender qualquer tipo de marca, mas acho que vale uma indicação. Quando pedi sugestões, todos meus amigos recomendaram o repetidor de sinal WiFi da TP Link. Comigo está funcionando perfeitamente até hoje, após quase 2 anos (em 2016). O modelo que investi foi o WA854RE.

Sobre o modelo indicado. Para facilitar seu trabalho na configuração, sugiro encontrar um repetidor que tenha o botão WPS (Wireless Protected Setup).

O botão WPS configura a conexão entre os dispositivos automaticamente, sem a necessidade de fazer qualquer configuração.

Nota: Verifique se o roteador também tenha um botão WPS. Se tiver apenas no repetidor, a configuração automática não funcionará.

Configurar Repetidor de Sinal Wifi

Dicas Gerais de Instalação

Pode parecer óbvio, mas a melhor maneira de instalar seu repetidor de sinal wifi é ler o manual, pois cada modelo exige um tipo de configuração. Não deixe de lado, os minutos investidos na leitura serão importantes para perder menos tempo configurando.

Para complementar e te auxiliar a obter o melhor resultado, abaixo quero dar algumas dicas gerais que não contém em qualquer manual.

01 – Distância: O repetidor de sinal é usado para amplificar um sinal certo? Mas o erro que muitas pessoas comete é afasta-lo demasiadamente do aparelho principal (roteador) e o sinal acaba ficando fraco do mesmo modo.

Minha dica é que instale o duplicador entre 7 e 8 metros se não estiverem obstáculos, como paredes e mobílias. Se for em outro cômodo da casa ou escritório, mesmo se forem divisórias simples, deixe no máximo com distância de 5 metros. Se precisar use mais de um repetidor.

02 – Posição: Este é outro detalhe importantíssimo deixado de lado. Sempre opte em posicionar o repetidor o mais alto possível. Assim será mais fácil de buscar o sinal do aparelho principal e distribuir com menos obstáculos.

Onde encontrar os melhores preços?

Esta é outra tarefa delicada, mas se precisa de uma indicação, 95% das vezes realizo minhas compras na internet.

Sempre procuro em lojas de confiança, como os grandes magazines no buscapé, pois sei que grandes lojas sempre disponibilizam produtos de procedência.

Faça uma pesquisa aqui e encontre o menor preço!

Espero ter auxiliado e compartilhe com seus amigos, pois ele podem também economizar uma boa grana mensalmente com um repetidor de sinal wifi.

Abraços!