O que é Design?

Em toda minha trajetória profissional como Designer e Fotógrafo, não me lembro de algo tão presente em nossas vidas, ao mesmo tempo tão difícil de encontrar uma definição exata!

Definir o que é design em poucas palavras é possível, mas não da melhor maneira. Por isso, além de minha opinião, quero trazer algumas coisas interessantes que encontrei.

Adiantando: Gosto muito de Definir design em “Funcionalidade e Estilo“. Acredito que não é possível falar em design sem estas duas palavrinhas mágicas. No entanto, sei que há pessoas procurando por algo mais científico, então vamos lá!

O que é Design Funcionalidade

O que é Design?

Entende-se por design a melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais do produto, de modo a atender às necessidades do consumidor, melhorando o conforto, a segurança e a satisfação dos usuários

O design é o meio de adicionar valor aos produtos industrializados, levando à conquista de novos mercados.

As empresas têm usado o design como poderoso instrumento para introduzir diferenciações nos produtos e destacarem-se no mercado, perante aos seus concorrentes. Pra mim, diferenciações no produto é melhorar suas funcionalidades. Claro que nem todos precisam concordar, então vamos adiante!

O que é design? Pelo Dicionário Michaelis

(dizáin) sm (ingl)
Concepção de um projeto ou modelo; planejamento.
2 O produto deste planejamento.

conceito o que é design

O que é design? Pelo Dicionário Houaiss

Rubrica: desenho industrial.
1. a concepção de um produto (máquina, utensílio, mobiliário, embalagem, publicação etc.), esp. no que se refere à sua forma física e funcionalidade
2. Derivação: por metonímia.
o produto desta concepção
3. Derivação: por extensão de sentido (da acp. 1).
m.q. desenho industrial
4. Derivação: por extensão de sentido.
m.q. desenho-de-produto
5. Derivação: por extensão de sentido.
m.q. programação visual
6. Derivação: por extensão de sentido.
m.q. desenho (‘forma do ponto de vista estético e utilitário’ e ‘representação de objetos executada para fins científicos, técnicos, industriais, ornamentais’)

O que é design? Por Helena Katz

Do capítulo Corpo, design e evolução, no livro Disegno. Desenho. Desígnio, da Editora Senac:

Design é a organização das partes de um todo, de um modo que os componentes produzam o que foi planejado. Só que esse arranjo é sempre improvável, seja o design de algo extraordinário ou não. E isso ocorre porque o número de modos pelos quais as partes podem ser combinadas é excessivo. Cada arranjo não passa de uma quantidade enorme de possibilidades. Ou seja, cada arranjo realizado é tão improvável quanto todos os outros, não realizados.”

Breve Fator Histórico

O termo design vem do inglês, tendo como base o latim designare, de e signum (marca, sinal) significando desenvolver, conceber.

O que é Design Inglaterra

A expressão design surgiu no século XVIII, na Inglaterra, como tradução do termo italiano disegno, mas somente com o progresso da produção industrial e com a criação das Schools of Design, é que esta expressão passou a caracterizar uma atividade específica no processo de desenvolvimento de produtos.

Atualmente, industrial design vale tanto como conceito industrial ou de produto. Industrielle Formgebung (alemão), estetique industrielle (francês), diseño industrial (espanhol), technitscheskaya Estetika (russo), etc. (BOMFIM, 1995:3)

Onde podemos “ver o Design”?

Disse no início que Design é funcionalidade. Para saber se um produto tem um bom design, veja seu estilo e funcionalidade. Não adianta ser lindo e não ser funcional. O mesmo aplica-se ao contrário.

Exemplo de opinião: Produtos Apple pra mim são produtos que possuem ótimo design. Hoje, fazer uma apresentação a clientes utilizando um iPhone e um Apple TV conectados à uma Televisão ou Projetor é Funcional e torna meu trabalho muito mas simples.

O que é Design Ambiental

Formas de Design

Como penso, definir design poderia ser mais simples e existirem apenas formas mais conhecidas como os Design Gráfico e Design de Produto, mas com o passar do tempo, surgiram outras formas de Design.

  1. Design Gráfico – São projetos de Branding como costumo dizer. Alguns exemplos são Logotipo, Papelaria, Caixas de Produtos, Meios de Publicidade, etc.
  2. Design de Produto – Como descrito, são responsáveis por produtos tornarem produtos mais atraentes e funcionais, desde canetas à carros.
  3. Design Ambiental – De modo geral, estuda maneiras de criar produtos e serviços que tenham menor impacto Ambiental. Conhecido também como EcoDesign, estuda substituir matéria-prima, materiais, tecnologia, processos, manufatura por outros menos nocivos ao meio ambiente, ou seja, procura encontrar algo Funcional para a natureza.

Juntamente com estas formas mais conhecidas de design, podemos citar outras populares para quem é da área. São elas o Design Cênico, o Web Design, Design de Interiores, Design de Moda e o Design de Vitrine. Estas últimas, são formas de “Design mais atuais”.

Importante pessoal, claro que são apenas exemplos ok. Não me joguem pedras se esqueci de algum. rsrs. 😉

Idéias de Design

Designer não é igual e Design

Sei que pode parecer óbvio, mas muitas pessoas confundem estes 02 termos.

Designer é o Profissional de Design, assim como o Fotógrafo é o profissional da Fotografia!

Então jamais diga:

  • Estou estudando Designer;
  • O que você achou do Designer do novo iPhone?
  • O que você achou do Designer da nova lata de Coca Cola?

O correto é:

  • Estudo Design!
  • O que você achou do Designer Design do novo iPhone?
  • O que você achou do Designer Design da nova lata de Coca Cola?

O que é Design: Conclusão

Este artigo está longe de trazer uma verdade absoluta sobre o que é design, mas observamos nas pesquisas que funcionalidade e estilo estão presentes em quase tudo que se refere à design.

Um forte abraço e nos vemos na próxima! 😉

  • Dani Silva

    Então qual seria a maneira correta de dizer… Tipo: Fulano de Tal – Fotografia e Design ou Fotografo e Designer ou Fotografia e Designer…

    • Neste caso Dani, cabem as 2 colocações. Pois o nome Fulano de Tal pode ser uma marca também, e não apenas uma pessoa. Por exemplo Dani Silva Fotografia e Design. Agora se sua empresa for DS Fotografia, você poderá assinar Dani Silva, Fotógrafo e Designer.