Tutorial prático sobre Como fazer cartão de visita

Provavelmente está por aqui porque deseja aprender como fazer cartão de visita, então está no lugar certo. Neste artigo vou apresentar todas as dicas que precisa saber para criar um cartão de visita e no final um vídeo tutorial.

Desenvolvo cartões de visita desde quando trabalhava no quarto de casa, aos 14 anos. Muito tempo se passou e já desenvolvi diversos projetos legais para clientes e também para minhas outras empresas.

Aqui você vai aprender muito mais que apenas como fazer cartão de visita, quero te passar conceitos importantes sobre design que farão diferença no momento de criar seus projetos.

O conceito de como fazer cartão de visita

Conceito para Criar Cartão de Visita

O primeiro passo antes de colocar a mão na massa é entender qual o conceito e a mensagem que você ou seu cliente deseja transmitir com um cartão de visitas.

É importante entender que um cartão não é um Folder ou Folheto que precisa conter promoções, descrições longas de serviços e muito menos textos. O objetivo de um cartão de visita é entregar seus contatos pessoais para outra pessoa, normalmente um cliente.

Num cartão de visita, precisa conter apenas o logo ou nome da empresa, nome do profissional, telefones de contato, endereço e um website (se houver).

Por favor pessoal, não confundam cartão de visita com folheto.

Quais os Formatos

Formatos para Fazer Cartão de Visita

Não há uma regra de formato para fazer um cartão de visita, mas é ótimo entender que o padrão nunca sai de moda.

Recomendo criar cartões com formatos diferentes apenas para áreas de artes, como fotografia, design, música e pintura. Para áreas comercial, industrial e profissionais liberais o tamanho padrão é sempre ótima escolha.

Importante: Antes de seguir, se tiver dúvidas sobre quais tamanhos de cartões de visita, por favor clique aqui e leia este texto e depois retorne!

Quais programas utilizar?

Criar Cartão de Visita

O programa mais popular para designer iniciante é o Corel Draw. Mas uso e recomendo aprender a usar o Adobe Illustrator.

Antes de tudo, quero dizer que não ganho centavo algum para indicar software, apenas é minha experiência como designer desde os 14 anos, combinado?

Também iniciei no Corel Draw e trabalhei um bom tempo com ele, pois na época me disseram que era o melhor. Acontece que o tempo me fez procurar outra solução, pois não sei por qual motivo o Corel Draw tem muitos problemas, trava muito e acaba atrapalhando a produtividade.

Aí conheci o Adobe Illustrator, que também tem para Mac (Corel Draw apenas para Windows). Foi paixão à primeira vista, pois além de me oferecer maior produtividade, a integração de trabalho com o Photoshop é fantástica.

Clique aqui e conheça o Illustrator, teste por 30 dias gratuitamente, tenho certeza que vai gostar.

Papéis mais comuns

Talvez o papel mais conhecido e usado no mundo para fazer cartões de visita seja o Couchê, sendo o mais comum, 230g. No entanto, cada gráfica opta em trabalhar com linhas de papéis específicas, verifique com seu fornecedor.

  • Papel couchê: Papel com acabamento em gesso, com face de impressão nos 02 lados.
  • Papel Color Plus: Utilizado para cartões de visita em processos como HotStamp e Silk. Geralmente as gráficas não imprimem em Color Plus.
  • Papel Algodão: Os papéis de algodão, são utilizados para o processo de impressão em LetterPress, àqueles cartões com baixo relevo.

Recomendo a Leitura: Acho interessante você ler este artigo que escrevi e compartilho diversos modelos e tipos de cartões de visita.

Como fazer cartão de visita na Prática

Agora chegou o momento prático, e quero apresentar um tutorial básico em vídeo criando um cartão de visita do ZERO com vocês! Como disse, uso Adobe Illustrator e você pode baixar no site da Adobe e testar por 30 dias gratuitos.

Se você utiliza o Corel Draw, vai conseguir acompanhar tranquilamente este tutorial também.

Espero ter lhe auxiliado para fazer seu cartão de visita!

Forte Abraço e até a próxima! 😉

  • JONAS BLOCK

    Obrigado Willian pela partilha de suas informções, que são de extrema valia… gostei muito …

  • Joy Alexa

    Willian, sensacional o seu post! Precisava fazer o meu cartão de visita e não sabia nem como começar, quanto mais que haviam informações tão importantes para a gráfica que, sem o seu post, eu só saberia que existiam quando mandasse o arquivo (errado) para lá. Me salvou, meus parabéns!

    OBS: Tentei usar o Illustrator por minha conta uma vez e não entendi nada, com o seu vídeo em 16 minutos me senti bem mais segura para explorar o software ^^

    • Olá Joy, que legal ler este seu comentário. Obrigado pelo feedback e como é bom saber que deu tudo certo.

      Volte mais vezes sempre que precisar! ❤️

  • Rosemeire Furtado

    achei seu video no Youtube e vc explica de um modo prático e detalhista o que ajuda bastante até mesmo para quem é iniciante como eu. Parabéns