09 Passos Essenciais sobre Como Criar um Blog

Se está pesquisando sobre Como Criar um Blog está no lugar certo! Aqui compartilharei 09 dicas passo a passo para tirar seu blog do papel e publicá-lo na internet.

💡Só continue lendo se estiver realmente disposto a aprender, pois é um texto completo e requer atenção aos detalhes para que seu blog se torne realidade.

Como Criar um Blog – Introdução

Neste artigo vou compartilhar todos os passos necessários de como criar um blog. A estrutura estará dividida assim:

  1. Definir o assunto que deseja abordar;
  2. O blog será por hobbie ou deseja rentabilizá-lo. Definir estratégias de como ganhar dinheiro;
  3. Definir o nome e o domínio de seu blog;
  4. Escolher a Plataforma;
  5. Encontrar um serviço de hospedagem. Uso e recomendo a HostDime;
  6. Instalar o Sistema de Blog;
  7. Configurar o Visual de seu Projeto, ou seja, o tema de seu blog. O blog Canal do Design utiliza o tema Épico da Uber;
  8. Instalar Plugins Necessários;
  9. Publicar Conteúdos

01. Definindo o Assunto para seu Blog

como criar um blog escolher assunto

Antes de pensar na parte prática de como criar um blog, minha sugestão e a dos blogueiros mais famosos é escolher o assunto que vai abordar.

Willian, não é mais fácil deixar tudo pronto e depois escolher o que escrever? Não, pois toda a linguagem do blog deve estar de acordo com o assunto escolhido, ou seja, para criar um blog de sucesso é necessário que seja tudo planejado antes.

Como escolher o assunto?

Realmente esta não é uma tarefa tão simples, mas listarei 03 dicas que precisam estar em sua cabeça toda vez que pensar sobre.

  1. Fale do que você conheça. Ninguém gosta de ler conteúdos superficiais que apenas prometem, mas ao fundo não chegam a lugar algum;
  2. Escreva sobre o que gosta. Conhecer não é o suficiente, gostar também é fundamental para seu blog ter sucesso. É muito comum pessoas iniciarem blogs e desistirem no meio o caminho.
  3. Assuntos Específicos. Para criar leitores fiéis e engajados, tenha um blog sobre assunto específico. Por exemplo, se escolher falar sobre emagrecimento seja o melhor neste tipo de conteúdo. Dê dicas, compartilhe resultados, fale sobre reeducação alimentar e outros assuntos relacionados.

02. Qual objetivo de seu blog?

Qual objetivo de criar um blog

Agora que já escolheu o assunto, o segundo passo é saber se vai escrever para passar o tempo ou transformar num negócio lucrativo. Esta decisão é muito mais importante que imagina, pois toda sua estratégia e planejamento deverão estar de acordo com seu objetivo.

Se optar em Hobbie não há muito com o que se preocupar, mas se pensa em como criar um blog que te dê resultados financeiros, há muita coisa a fazer. 😉

Como rentabilizar um Blog

Vou imaginar que escolha criar um blog para ter uma renda extra ou quem sabe até mesmo algum dia ser um blogueiro profissional. Vai precisar conhecer as formas de como ganhar dinheiro com um Blog.

Rentabilizar com o Google Adsense

A forma mais comum e simples de gerar renda com seu blog é com o Google Adsense. Você se torna parceiro da Google e disponbiliza espaço em seu blog para os clientes deles anunciarem.

Funciona assim: Você receberá uma quantia em Dólar toda vez que alguém clicar no anúncio dentro de seu blog ou a cada mil pessoas que visualizarem o anúncio. Isso não é você quem decide e sim o contrato da Google com a Cliente.

Se você tiver interesse em aprender como ganhar dinheiro com o Google Adsense, quero indicar e este curso é pra você.

Programa de Afiliados

Rentabilizar o blog com programa de afiliados, está cada vez mais em alta aqui no Brasil e á uma das formas de ganhar muito sem precisar criar produtos. Conheço pessoas que geram mais de 10.000,00 mensais apenas como afiliados.

Funciona assim: Você decidiu criar um blog sobre Emagrecimento lembra? Na internet há diversos cursos e palestras sobre temas relacionados. Você escolhe um que seus leitores podem gostar e a cada venda realizada através de sua indicação, você ganha um valor. Você não precisa fazer mais nada, apenas indicar.

Se você deseja aprender a ganhar dinheiro como afiliados, dê uma olhada neste curso.

Vender seus Cursos

Se você é realmente um Expert em sua área, vender cursos próprios pode ser a melhor opção. Geralmente há um trabalho maior, mas o retorno financeiro também é maior.

03. Como Criar um Blog – Nome e Domínio

Como registrar o domínio de um blog

Até aqui, falei sobre planejamento e estratégia. Neste terceiro item você vai colocar a mão na massa.

Definir o nome para seu blog talvez não seja muito difícil, mas o domínio (www.seublog.com.br) precisa ser pensado com calma. Não há como criar um blog sem um domínio, é o endereço que todos terão acesso.

O orgão responsável por registrar domínios aqui no Brasil é o Registro.br

O domínio precisa ser de fácil escrita. Evite registrar nomes que contenham acentos em nosso português, apenas se não tiver outra opção. Outra dica é não juntar mesmas letras, como por exemplo www.comoouvirmusica.com.br, veja que os dois “os” se juntam. Isso pode aumentar a taxa de erro no acesso.

Há uma infinidade de extensões disponíveis aqui no Brasil, a mais conhecida é a .com.br. No registro.br há todas informações necessárias pra você!

04. Escolher a Plataforma

Como Criar um Blog no WordPress

A plataforma é a responsável pelo sistema de seu blog. Não há com criar um blog, sem pensar no sistema que o faz girar. Independente se a escolha for por hobbie ou profissional, minha dica número 01 é usar o WordPress.

Este blog do Canal do Design que está lendo agora, utiliza o Wordpress e a maioria dos blogs em todo mundo também. 😉

É um CMS gratuito, que pode ser instalado na maioria dos servidores existentes hoje. Nos melhores serviços de hospedagem (vou falar no próximo item), já possuem um instalador automático para o WordPress.

Além disso aprender como criar um blog no WordPress pode ser mais simples a cada dia, pois sua curva de aprendizado é bem rápida. Claro que é necessário dedicação diária. É como estudar inglês, se não praticar, esquece.

Como segunda opção, indico o Blogger. Também é gratuito e você não vai precisar se preocupar com hospedagem, pois no sistema já tem.

05. Serviço de Hospedagem

Hospedagem para Criar um Blog

Contratar um serviço de hospedagem é um item obrigatório para um blog profissional, para hobbie o blogger já hospeda seu site gratuitamente.

Como disse no início, uso e indico a HostDime, pois tem todos os recursos necessários para garantir o sucesso de seu blog, além de ter o melhor suporte que já experimentei nos serviços de hospedagem. Pessoal trabalhando 24/7.

O servidor de hospedagem é responsável por armazenar todas suas informações, como textos, fotos e disponibilizar através na internet. Você está lendo este artigo de como criar um blog por estar hospedado num servidor.

Um serviço de qualidade vai te oferecer toda segurança e estabilidade necessárias para o sucesso de seu blog permanecer no ar.

06. Como Criar um Blog – Instalação

Como Criar um Blog e Instalar

Após contratar o serviço de hospedagem é hora de instalar seu blog. Como disse, a maioria dos serviços de qualidade já oferecem suporte à instalação nativa do WordPress com apenas alguns cliques. Você pode ter seu blog no ar com apenas 5 minutinhos de instalação.

Importante: Na hora de contratar a hospedagem no item anterior, verifique se disponiliza os plugin “Fantástico” ou “Softaculous”.  Eles vão te auxiliar instalar o WordPress em poucos minutos. A Hostdime já tem. 😉

Caso o servidor que você contratar não ofereça os plugins citados acima para instalação automática, você poderá fazer o download gratuito dos arquivos do WordPress no site oficial.

07. O visual do blog

Como criar um blog e escolher o tema

Com o sistema do blog já instalado é hora de “vestir a roupa”. Lembra meu comentário anterior sobre a maioria dos blogs utilizarem o WordPress? Como eles são todos diferentes? Por conta de seus temas.

É necessário também saber como criar um blog bonito, leve e simples de navegar.

Uma das vantagens para quem usa WordPress é a facilidade de encontrar a maior variedade de temas. Há milhares de temas gratuitos, prontos para serem utilizados dentro do próprio WordPress. Se você não dispõe de verba inicialmente, vá com os temas gratuitos, te atenderá super bem.

Este do Canal do Design é um tema Premium, chamado Épico da UberFácil. Optei em compra-lo por 3 motivos:

  1. O tamanho: o tema mais leve que conheci até hoje, isso é muito importante para quem está visitando seu blog. Há uma pesquisa que a cada segundo que seu blog demora para abrir, está perdendo cerca de 3% de leitores.
  2. Pronto para Smartphone e Tablet: o Épico é 100% compatível com os dispositivos móveis, isso também gera maior relevância para o leitor, uma vez que boa parte das pessoas já acessam os blogs com conexões móveis.
  3. O Design: pra mim, design é ser funcional. Depois que instalei o Épico, recebi diversas mensagens de leitores dizendo que a navegação é simples e o visual clean.

08. Instalar Plugins Essenciais

Como criar um blog e instalar plugins

Plugins são ferramentas disponíveis para facilitar algumas tarefas e adicionar funções dentro de seu blog. Há como criar um blog sem plugins, mas com eles você turbina seu projeto.

Abaixo, listarei os plugins que recomendo ter em seu blog desde o primeiro dia.

  • Contact Form 7: Este é um plugin que adiciona a função de formulário de contato. Em poucos minutos, você cria a página de contatos sem precisar ser um expert.
  • W3 Total Cache: Importantíssimo para auxiliar no carregamento dos arquivos, principalmente se o blog tiver muitas fotos. Ele armazena via Cache os conteúdos que o leitor já visitou. Por exemplo, se você esta visitando o Canal do Design pela primeira vez, o W3 Total Cache salva todos os carregamentos das páginas que você lê. Na próxima vez que entrar, o blog será acesso até 6x mais rápido.
  • Google Analytics: Todos que tem um blog, gostaria de ter acesso a relatório de visitas e outros importantes. O google disponibiliza gratuitamente o Analytics, você cria sua conta e depois configura de maneira simples com este plugin.
  • WordPress SEO: Se já decidiu tornar seu blog uma fonte de renda, este plugin pode te auxiliar como escrever bem para ser posicionado no Google. Ele não garante que seu blog estará nas primeiras páginas, depende muito de seu conteúdo. Ele funciona como um Professor, te dá dicas no que precisa melhorar em seu texto.

09. Publicar Conteúdos

Com Criar um Blog com conteúdo bom

Não há como criar um blog sem conteúdo certo? Digo mais, se quer ter sucesso e aumentar as visitas diariamente, precisa ter bons conteúdos. Então como criar um blog com conteúdos memoráveis?

Quero compartilhar algumas dicas para conseguir escrever textos que seus leitores gostem e compartilhem.

  • Domine o assunto: Disse lá no início deste texto, que você precisa escolher o assunto principal de seu blog de acordo com seu conhecimento. Se for falar sobre os benefícios do chocolate tente abordar o máximo possível de informações e responder todas as dúvidas. Este texto sobre Como Criar um Blog que está lendo, demorei dias para finalizar. Está bem completo e cumpre o que promete, te oferecer um guia sobre como criar um blog.
  • Escreva com consistência:  Quando alguém pesquisa sobre um assunto está à procura de algo para resolver seu problema, é importante acreditar no que está escrevendo para o assunto ficar completo e verdadeiro.
  • Conteúdos de qualidade: Apesar das pessoas no Brasil não gostarem muito de ler, não há como criar um blog de sucesso com textos minúsculos. Quando o assunto interessa, independente do tamanho, elas lerão. Isso é importante para seu blog ganhar vida no Google. Para driblar seus blogs concorrentes, seu conteúdo precisa ser melhor que os deles!
  • Escrever o que os leitores buscam: Este é um fator realmente decisivo. Além de dominar o assunto, escrever com consistência e conteúdos de qualidade, é primordial saber o que os leitores querem ler. Não adianta escrever sobre abacaxi se o pessoal quer ler sobre morango. Através da ferramenta Planejador de palavras chave do Google, é possível saber quais assuntos pesquisados. Com a mesma conta, você tem acesso a todos os produtos gratuitos do google. Basta digitar sua idéia e verificar se o assunto é bem pesquisado ou não. Encontre termos que tenha muitas pesquisas mensais.

Como Criar um blog – Conclusão

Como Criar um Blog do Zero

Saber como criar um blog corretamente é o caminho mais curto para obter sucesso e alcançar o objetivo principal de qualquer blog, que é ter leitores. Imagine passar dias escrevendo e saber que ninguém encontra seu blog ou não gosta de seus conteúdos!

Com estes 09 passos, tenho certeza que vai tirar seu projeto da cabeça ou papel e partir para a prática.

Empenhe-se: Em alguns momentos pode ser que fique desanimado(a), mas prossiga forte. Não há resultado sem trabalho! Para obter sucesso em meus blogs, já cheguei a trabalhar 2 dias sem fechar os olhos.

  • Estou para lançar um curso prático em vídeo apresentando o passo a passo de como criar um blog do zero, se tiver interesse em entrar para a lista de espera, cadastre-se gratuitamente abaixo.

Abraços e até a próxima! 😉

  • Show parabéns, mais um ótimo conteúdo apresentado Canal do Design.